domingo, 11 de março de 2012

PERGUNTAS E RESPOSTAS VOLUME I


..." Há um fato que o cético não consegue perceber. Sua opinião é que  se uma certa interpretação é correta, todas as outras necessariamente são falsas. Essa idéia é errada. A verdade tem muitas facetas e é eterna. A busca da verdade deve ser abrangente e nunca termina.
Podemos comparar a verdade a uma montanha, e as várias interpretações dessa verdade aos diferentes caminhos que conduzem ao topo. Muitas pessoas estão seguindo esses caminhos, e cada uma delas pensa que o seu é o único que a levará ao cimo. Mas isso só no início, pois apenas enxergam pequena parte da montanha. Pode-se desculpá-las  quando alertam seus irmãos: " Vocês estão errados, venham para o meu caminho; é o único que leva para cima". Mas, a medida que essas pessoas avançam e se elevam, percebem que todos os caminhos convergem para o topo, reduzindo-se a um só no final.
Podemos dizer mais enfaticamente, que nenhum sistema de pensamento capaz de atrair e reter a atenção de um grande número de pessoas por um determinado tempo, não encerre alguma verdade. Percebâmo-lo ou não, há em cada seita a semente do ensinamento divino que conduz as pessoas, gradualmente, ao topo da montanha.
Portanto devemos ter a máxima tolerância em relação a cada crença.


Max Heindel; Texto extraído livro: Perguntas e Respostas Volume I